O trabalho presbiteriano em Tapera foi fundado pela Igreja Presbiteriana de Campos, sob liderança de leigos e proeminetes da igreja, em início de janeiro de 1960. Era um ponto de pregação pertencente à congregação de Ururaí, o pastor da igreja mãe nesta época era o Rev. Benjamin Lenz de Araújo César, e o leigo responsável pelo trabalho o irmão Aramis Pinto das Dores.
Em setembro de 1963, já sob o pastorado do Rev. Oséias Heckert, o trabalho já tinha crescido, havendo cultos semanais e uma escola dominical com cerca de 50 alunos matriculados. Em 30 de novembro deste mesmo ano o ponto de pregação é organizado em congregação com 30 membros comungantes e número significativo de 10 candidatos a profissão de fé. Até então a congregação não possuia sede própria, reunia-se na casa de um irmão.
Em fevereiro de 1966, novamente sob o pastorado do Rev. Benjamin Lenz de Araújo César, foi comprado um terreno no bairro medindo 12x82 metros, em agosto de 1968 sob o pastorado do Rev. Orlando Lívio é aprovado a construção do templo no terreno adquirido, delega-se poderes ao Pb. Benigno Tavares para empreender a campanha da construção.
Em 29/12/1968 é realizado o culto de consagração do templo mesmo ainda estando por terminar, e em janeiro de 1991 na 46ª Reunião Ordinária do Presbitério de Campos, o conselho da Igreja Presbiteriana de Campos entra com um pedido de organização da congregação em igreja.
E em 13/04/1991 sob a presidência do Rev. Clebem Magalhães Lenz César reune-se a comissão organizadora e os demais membros para presenciar o nascimento oficial de mais uma Igreja Presbiteriana no Brasil.
Esta é uma história que nos enche de honra , pois nasceu no coração de Deus para conquistar o mundo. IGREJA PRESBITERIANA DE TAPERA UMA IGREJA COM PROPÓSITOS.